quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Conteúdos

os tipos de conhecimento sao:

- conhecimento prático - saber-fazer;
- conhecimento por contacto ou conhecimento de objectos;
- conhecimento proposicional ou conhecimento de verdade.

As condições necessárias para haver um conhecimento:

1 - A verdade é necessária para o conhecimento
2 - A crença é necessária para o conhecimento ou o conhecimento implica a crença
3 - A justificação é necessária para haver conhecimento

Podemos resumir o que foi exposto, apresentando ao mesmo tempo a definição do conhecimento:

O conhecimento é uma crença verdadeira justificada, isto é, sustentada por boas razões .
Segundo esta teoria, as condições necessárias e suficientes para S conheça P são:

- Que P seja verdadeira
- Que S acredite em P
- Que S tenha uma justificação para acreditar em P

Formas de justificação do conhecimento

A relação entre razão e experiência é um dos temas centrais da teoria do conhecimento.
Quando se fala de tentativa de provar ou justificar as nossas crenças verdadeiras, dois tipos de justificação são frequentes:

1 - A justificação se faz independentemente da experiência e que recebe o nome de conhecimento a priori (o que nao depende da experiência e a antecede).

2 - A justificação que se baseia na experiência (o que depende da experiência ou da observação).



O empirismo de David Hume

Para David, todo o conhecimento começa com a experiência.
Hume fala de percepções, ou seja, o que existe na nosa mente. Todos os conteúdos da mente são percepções. Estas são de dois tipos: impressões e ideias.
As primeiras são originárias;
As segundas sao derivadas, por isso, não há ideias inatas.

As impressões propriamente ditas são todas as nossas sensações e sentimentos. As ideias são imagems enfraquecidas dessas impressões.
Esta relação entre impressões e ideias significa que não há, para Hume, ideias inatas.

Hume refere a existência de dois tipos de conhecimento:

- conhecimento de ideias (relações de ideias)
- conhecimento de questões de facto

Relações de ideias
- são conhecimento a priori
- as relações de ideias são verdades necessárias
- as proposições que exprimem e combinam
relações de ideias não nos dão qualquer conhecimeto
sobre o que se passa no mundo.

Conhecimento de facto
- são conhecimentos a posteriori
- a verdade das proposições de facto é contigente
- as proposições que se referem a factos visam
descobrir coisas sobre o mundo e dar-nos conhecimentos
sobre que nesta existe e acontece

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