quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Conhecimento de Facto e a relação de Causalidade

Relações de ideias
a priori
(inato)
a=b
b=c
a=c
Conhecimento de Facto
a posteriori
(adquerido)
(contigente)
Os conhecimentos matemáticos e lógicos baseiam-se em ralaçõesde ideias, na análise lógica e no raciocínio dedutivo. Os conhecimentos de facto baseiam-se sobretudo no raciocínio indutivo e na ralação causa-efeiro. O nosso conhecimento do mundo consiste essencialmente em descubrir as causas de certos efeitos. Se a água congela, se o planeta está num processo de sobreaquecimento, procuramos explicar esses efeitos descobrindo as suas causas.
COnsideramos os seguintes enuciados:
1 - um Determinado aumento de temperatura é a causa da dilatação de certos corpos.
2 - A diminuição do ozoto atmosférico é um efeito do aumento da emissão de gases poluentes.
3 - A queda dos corpos físicos resulta ou deve-se à acção da força da gravidade.
Em cada proposição apresentada dois pares de acontecimentos entre os quais estabelecem uma ralação de causa-efeito. Um dos acontecimentos é causa e o outro efeito. O efeito sucede à causa.
O que entendo exactamente por ralação causal? Por relação causal ou de causalidade entendo uma conxão ou ligação necessária entre acontecimentos.
Como nasce então a ideia de uma conexão ou ligação entre causa e efeito?
De tantas vezes observamos que um corpo dilata após um determinado aumento de temperatura acontece isto: sempre que vemos acontecer um dado aumento de temperatura, concluímos, devido ao hábito, que certos corpos vão dilatar. Esta conexão entre estes objectos não está nos próprios objectos - se estivesse, teríamos experiência dela - , mas em nós, é algo que sentimos em nós, mas não algo que acontece fora de nós. Somos nós que, devido ao hábito, projectamos nas coisas o que sentimos em nós. A constante conjunção e sucessão de A e B levam a razão de inventar uma conexão que ela julga necessária, mas da qual nunca teve experiência.
A necessidade aqui é meramente psicologica.

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