A relação entre razão e experiência é um dos temas centrais da teoria do conhecimento.
Quando se fala de tentativa de provar ou de justificar as nossas crenças verdadeiras, existem dois tipos de justificação que são frequentes:
1 - A justificação que se faz independentemente da experiencia e que recebe o nome de conhecimento a priori.
ex: " a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois rectos".
Esta proposição é verdadeira e a sua verdade dispensa qualquer inspecção empírica. É uma verdade necessária.
O conhecimento a priori caracteza-se pela independência em ralação a experiêcia.
outro exemplo, apresentado por kant, é este:
"todo o acontecimento tem uma causa "
A nossa experiência limita-se ao aqui e agora e com base nela não podemos dizer Todos os acontecimentos têm uma causa porque não há experiêcia possível de todos os acontecimentos passados, presentes e futuro.
2 - justificação baseado na experiência
ex: "todos os habitantes desta casa são velhos"
A ligação entre "velhos" e "todos os habitantes desta casa" é o resultado de varias observações num certo espaço e num certo tempo. Atribuação do predicado ao sujeito tem o seu fundamento da experiência. O predicado "velhos" não pode surgir da consideração pura e simples do conceito "habitantes desta casa". Por palavras simples, preciso de os ver para dizer o que são.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário