2.1 Que condições sao necessárias para haver conecimento?
o conhecimento proposicional é, destes três tipos, o que nos interessa neste contexto. por este motivo, vamos estudar que é o conhecimento proposicional e tentar responder à questao de saber quais sao as condições necessarias e suficientes para que um sujeito (S) conheça uma proposição (P).
1- suponha que afirmo que o André estava no cinema ontem de tarde.
Acredito que assim foi porque julgo que o vi junto à bilheteira. Contudo, a verdade é que o André estava em casa a jogar playstation e que a pessoa que eu vi era o seu irmão gémeo, Miguel. Pode dizer-se que eu sabia (tinha conhecimento) que o André estava no cinema?
É evidente que nao. Para possuir conhecimento, é necessario que acreditemos que a proposição "O André estava no cinema ontem à tarde" descreve correnctamente um estado de coisas no mundo. Nao faz sentido dizer que alguém conhece algo se nao exprime nenhum pensamento ou ideia acerca do assunto.
1º conclusao: A verdade é necessaria para o conhecimento
2 - suponha que afirmo que vi o André ontem de tarde no cinema. Pensei tê-lo visto lá e agora lembro-me, como se ele lá tivesse estado, de que usava um cachecol muito vistoso. Contudo, nao acredito que lá estivesse porque me tinha esquecido dos óculos e nao podia ver claramente. Pode dizer-se que sabia (tinha conecimento de que) que o André estava no cinema?
A resposta é nao. Nao posso dizer que sabia que o André estava no cinema porque nao acredito que ele lá estivesse. Não acredito na proposição "o André estava no cinema ontem à tarde". Só podemos conhecer algo se acreditarmos em algo. Dizer "eu sei que o André estava no cinema, mas nao acredito nisso" não faz sentido. Seria muito estranho dizer que se conhece a proposição "A lua é um satélite natural da terra" e não acreditar nessa proposição.
2º conclusão: A crença é necessária para o conhecimento ou o conhecimento implica a crença.
3 - suponha-se que acredito que André estava no cinema, ou seja, que acredito na proposição "André estava no cinema ontem à tarde" e que essa proposição é verdadeira, mas que nao tenho nenhuma prova de que isto é verdade (não o vi porque André passou a tarde no bar do centro comercial onde ficava o cinema). Posso dizer que conheço a proposição "André estava no cinema ontrem à tarde"?
Não, porque isso significaria que o conhecimento era uma simples opinião, uma crença injustificada. Só podemos conhecer se tivermos provas ou razões que justifiquem a nossa crença de que algo é verdade.
3º conclusão: A justificação é necessária para haver conhecimento.
Nota explicativa: temos assim que, para conhecimento da proposição P, "André estava no cinema ontem à tarde", temos de acreditar nessa proposição. Mas a crença não é suficiente porque aquilo em que acreditamos tem de ser verdadeiro. Ter crença verdadeira não é ainda suficiente para haver conhecimento de P. É preciso que a crença verdadeira que tenho não se deva a um palpite feliz - a uma coincidência feliz entre o que eu acredito ser verdade e o que realmente aconteceu - , mas que seja justificada, isto é, que não seja uma simples opinião, que haja prova da sua veracidade. A justificação é a forma como testamos a verdade das nossas proposições. As nossas crenças verdadeiras são justificadas quando se baseiam nas melhores evidências disponíveis e nao há nenhuma evidência que de modo significativo as ponha em causa.
Podemos entao dizer:
- O conhecimento implica a crença, mas a crença nao implica o conhecimento. Podemos acreditar em algo que até pode ser verdade e contudo nao conhecer isso em que acreditamos.
- O conhecimento não é pura e simples opinião porque, na definição clássica, é crença verdadeira justificada.
Há condições necessárias para conhecer uma proposição: 1º. A proposição deve ser verdadeira;
2º. Temos de acreditar que a proposição é verdadeira e 3º. Deve haver boas razões ou evidências para acreditar que a proposição é verdadeira.
podemos resumir o que foi exposto apresentando ao mesmo tempo a definiçao de conhecimento:
O conhecimento é uma crença verdadeira justificada, isto é, sustentada por boas razões.
- Que P seja verdadeira;
- Que S acredite em P;
- Que S tenha uma justificação para acreditar em P.
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